30 abril, 2006
Quem o senhor acredita ter sido importante em sua trajetória no teatro nacional?
Se eu fosse agradecer por este momento tão especial em minha vida, eu teria que agradecer ao patrocínio, da "De A a Z Roupas", "N Recanto de Velhinhos", "XYZ Maquiagens de Ponta", "G Aços", "AF Perfumes da Vida", "CQ Restaurantes Vegetarianos", o Senhor Godofreudo, meu irmão, meu tio que está aqui presente e a toda lista apoiadores e patrocinadores que de alguma forma apoiaram e me deram a oportunidade de realizar todas as peças de teatro que fiz e olha que não foram poucas.

O que o senhor sentiu ao receber o grande prêmio de dramaturgia brasileira?
Antes de qualquer coisa , eu gostaria de dizer que se não fosse o patrocínio da "Reason Editoras e Papelarias", "Restaurante Dante", foi muito excitante.

Qual é o próximo trabalho?
Estive conversando com a empresa de calçados que se ofereceu para patrocinar a próxima peça, e assim que eu fechar o contrato, aí sim é outra coisa, estou pensando em uma peça sobre o cotidiano nacional.

Da ficção a realidade, quais são as partes importantes para se fazer um bom trabalho ou uma boa peça teatral?
Resposta de quem vos escreve:
Dramaturgia de qualidade, um excelente diretor, ótimos atores, e uma série de profissionais que trabalham dia e noite para que a peça de fato possa entrar em cartaz.
Dentre eles o produtor tem função específica de controlar as coisas que acontecem para não atrapalhar o desenvolvimento do diretor e dos atores. Função, esta, nada fácil. Correr atrás de tudo que falta para que a produção saia como planejada dentro do projeto, noites em claro, dias que passam voando, almoços trocados por janta, gastrite nervosa, quilos a mais e a menos, esta é uma parte do que se passa com os produtores. Mas é a função que lhe cabe, é a função que ele se propôs a realizar e muitas vezes aqueles que se dedicam com amor e comprometimento, palavra que ainda é a mais importante para mim, conseguem realizar com sucesso.
Patrocinadores e apoiadores são importantes?
Sim, muito importante diria importantíssimos, no entanto não mais importante que o texto, que a estética do diretor, e que o trabalho dos atores, dos maquiadores, dos operadores de som e luz , do faxineiro e do bilheteiro. Cada um é uma peça para formar A Peça.

Trabalhar no teatro é sonho?
É profissão e sonhada.

Por tanto:
Quem você acha ser importante na sua trajetória na sua trajetória de vida no teatro nacional?

Todas as peças importantes dentro da PEÇA, desde o dramaturgo ao bilheteiro, sem demagogia.

O que você sente ao ver um trabalho sendo realizado?
Satisfação e agradecimento a todos os envolvidos no trabalho.

Qual é o seu próximo trabalho?
Como sou dramaturgo, escrever a próxima peça com todo respeito, comprometimento e prazer que tenho em trabalhar com esta arte.
Como sou diretor, me entregar intelectualmente por completo ao próximo trabalho.
Como sou ator, me doar de corpo e alma ao próximo personagem e trabalho.
Como bilheteiro, atender da melhor maneira as pessoas e desempenhar com o maior sorriso no rosto a minha função.

Sem dinheiro não existe trabalho e sem trabalho não existe dinheiro isso deveria ser a premissa.
Não comentei nada sobre a função do Estado. Sobre isso, cada um de nós que trabalha com arte sabe qual é.


Claudio Rosa

kklaudio8@hotmail.com
 
posted by Claudio Rosa at 15:08 |